quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alento (ou uma tentativa)




"A vida é tão curta

E a minha capacidade de criar

Tão intensa

E minha alma tão tensa de vier."

(Raul Brandão)


Uma boa caligrafia (suada e sangrada) ou alguns caracteres bem definidos não seriam suficientes para descrever a minha metamorfose. Não aquela metamorfose kafkiana, mas outra, em que tudo começa pelo inseto, não pelo homem: a minha metamorfose!

Repentinamente o tempo mudou o seu ritmo - eu expurguei o meu! - e passou a correr no compasso do meu coração calejado: os anos passados tornaram-se segundos incertos e abomináveis. Agora o tempo é um constante déjà vu. Eu sou um déjà vu! Eu sou o grão de areia rebelde que fugiu da ampulheta trincada.

Eu procuro dunas...

Bem sei que tudo aquilo que já escoou não retornará, nunca mais, ao cone superior... Nunca mais; a não ser quando invocado pelo tédio da memória ou pela incompreensível ânsia de saborear, desesperadamente, o fel oculto do desejo. Não saberia explicar como fui capaz de suportar, por tanto tempo a angústia de sentir que... É, talvez a minha metamorfose tenha começado a se manifestar antes do que eu supunha, e o então profundo entorpecimento dos meus sentidos camuflaram, convenientemente bem, cada gesto vazio, cada passo incerto, cada riso conivente e maldito.

Destarte, a percepção definitiva de que a minha fase é um fato, faz dos meus gestos verbos mais concisos; dos meus passos imprecisos um motor impulsionado pelas incertezas; do meu riso - virtude dos que ainda não entregaram a alma ao cansaço - um anseio constante para quem não é tão estóico assim.


R. Calvet

2 comentários:

Nani disse...

Fico extremamente feliz de te ver publicar idéias até então pouco divulgadas, mas muito, muito valiosas, belas, poéticas... enfim, antes que me derreta toda em elogios merecidos, quero registrar aqui minha satisfação em vê-lo escrever de novo.

auge comunicação disse...

olá rafael estou precisando dessa imagem da ampulheta quebrada em alta resolução vc sabe me dizer qual banco de imagens vc comprou?
por favor mande um e-mail pra mim ta!
obrigada
kelly pellisson
artes@augecomunicacao.com.br